terça-feira, 7 de agosto de 2012

O ônus do Crescimento




Muito se fala sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento de algumas cidades do interior. Uma visão simplista associa “crescimento” ao fato de acabar com a pobreza, gerar empregos e distribuir renda. Certamente esses fatores tem grande importância, mas existe outro aspecto que deve ser considerado. Cidades bucólicas com hábitos de vida simples e tradições centenárias estão perdendo toda a sua história e literalmente “expulsando” os moradores locais por conta do crescimento.
Da noite para o dia uma cidade inteira é convidada a sair de suas casas, recebem treinamento numa nova profissão, são escalados para trabalhar numa fábrica de 07 às 16h e passam a conviver com barulho, tráfego, poluição, densidade demográfica e todo o ônus de uma cidade grande.
Os governantes informam: “Agora sim chegou a sua vez. Trouxemos desenvolvimento, empresas, novos empregos etc”. E você, morador do interior que adorava aquela vida pacata e sem stress, se pergunta: Era isso que eu queria?
Essa tem sido a realidade dos países em desenvolvimento. Crescimento, crescimento, crescimento. Governantes, empresários, capitalistas comemoram. De fato, é um ótimo momento para fazer negócios e prosperar. Mas a qualidade de vida não está no jogo.
Eu acho que o crescimento é muito positivo. Muitos acham, mas há de ser respeitada a liberdade de escolha. Isso não tem acontecido em locais como Ilha da Madeira (Itaguaí) e São João da Barra onde se vivia quase que exclusivamente da pesca e comércio local. Agora, ganharam de presente um dos maiores portos da América Latina, triplicando a sua população, atraindo grandes empresas e alterando toda a rotina do lugar.
Seja bem-vindo ao desenvolvimento! Ou você entra no jogo ou vá embora!

Festival de Gastronomia em Friburgo


A FEVEST - Feira Brasileira de Moda Íntima de Friburgo - termina hoje, mas o Festival Gastronômico continua até domingo (12/08). Vale dar uma passadinha e conferir a criatividade dos pratos que foram lançados exclusivamente para o evento.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Chegou a hora do RJ !

O Interior Fluminense apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos. Numa avaliação mais imediata, acabamos por acreditar que apenas as cidades envolvidas com a extração do Petróleo são responsáveis por índices tão fantásticos. Mas um olhar mais criterioso revela outras regiões em franco crescimento. É o caso, por exemplo, de Porto Real que tem o maior PIB Per Capita do Estado do RJ. A abertura da fábrica da Peogeot-Citroen em 2001 trouxe crescimento ao município, atrelada a outras mudanças administrativas que proporcionaram maior arrecadação de IPVA e ainda a abertura de um novo pólo de importação, também da Peogeot-Citroen, inaugurado em 2008.
No mesmo ritmo seguem as cidades de Três Rios e Piraí com abertura das fábricas da Nestlé e Ambev respectivamente. Milhares de empregos gerados e toda uma economia de serviços aquecida. Novas pessoas demandam moradia, lazer, compras, serviços, higiene pessoal, saúde, educação etc.
Segundo matéria da Revista Isto É Dinheiro (abril/2011), trata-se de uma tendência nacional: “Pela primeira vez na história, o motor dos negócios não está concentrado nas grandes capitais. São as cidades de pequeno e médio porte que impulsionam o desenvolvimento” .
É uma prova clara de que não há mais espaço para grandes empreendimentos na cidade do Rio de Janeiro e eles estão migrando para o interior. Na região metropolitana concentram-se os escritórios, bancos, mercado financeiro e tomadas de decisão. Enquanto toda a mão de obra, desenvolvimento, fabricação e logística concentra-se no interior. É o mais correto e o que já acontece, por exemplo, em São Paulo, que tem um interior tão próspero. No nosso caso, passamos muito tempo concentrados apenas na capital.
O Rio de Janeiro passou por décadas difíceis com problemas políticos e escassez de investimentos. Felizmente o cenário futuro se mostra positivo. Tudo isso sem falar do pré-sal que movimenta cifras generosas no Norte Fluminense, conferindo à cidade de Campos dos Goytacazes um dos maiores crescimentos em renda per capita do país. Até a cidade de Houston (capital do petróleo nos EUA) se mostrou perplexa com o movimento que está acontecendo no RJ, segundo uma matéria da revista Você S.A. em abril/2011. Na carona, as cidades de Macaé, Rio das Ostras e Quissamã não param de crescer com os recursos dos royalties do petróleo. Obras grandiosas estão sendo realizadas com investimentos bilionários. É o caso de São João da Barra com o Super Porto do Açu, Itaguaí com o Superporto Sudeste e a Comperj em Itaboraí que será o maior investimento da história da Petrobras (R$ 15 bilhões).
Paralelamente, acontece a transformação da cidade do Rio de Janeiro para receber as Olimpíadas de 2016. O momento não poderia ser melhor para o nosso Estado. Seja na capital ou no interior, alguém discorda que o caminho está mais do que fértil para ganhar dinheiro?





quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Parthenon em Campos

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes impressiona por sua imponência. O projeto foi inspirado na arquitetura do Parthenon, em Atenas. A réplica é igualmente monumental. Vale a visita.


terça-feira, 31 de julho de 2012

Alphaville em Resende e Maricá




A marca Alphaville é famosa e inquestionável por sua tradição em projetos urbanísticos de qualidade e alto luxo. Sua trajetória de sucesso é demarcada nos 20 estados brasileiros onde atua. Tem por marca registrada o desenvolvimento econômico e valorização de lugares considerados isolados e sem "valor imobiliário".
São geralmente bairros distantes do centro, com poucas opções de transporte e serviços.
Os projetos da Alphaville levam para o local um pacote completo de urbanização, unindo moradia, lazer, serviços e total infraestrutura. Tudo isso com a chancela de um dos grupos imobiliários mais sólidos do país. Uma referência máxima em requinte e sofisticação.
Agora o Alphaville se prepara para lançar dois novos projetos no Interior do RJ: Maricá e Resende.
Mantendo a linha conceitual da empresa, os dois projetos contarão com projetos paisagísticos imponentes e compromisso com o meio ambiente.
Mais um excelente motivo para investir no interior ou morar com qualidade de vida acima da média.
http://www.terrasalphaville.com.br/

Aqui também tem Beisebol



A imagem lembra um jogador americano, mas estamos falando de um integrante do Bunka Clube, tradicional clube de Beisebol em Itaguaí.
Sim! Itaguaí tem um importante e renomado clube de beisebol, com estádio próprio que inclusive já conquistou vários títulos nacionais. O esporte é tradicional na cidade e costuma atrair grande público nos diversos campeonatos em que participa.
E viva a diversidade!

Pinga de Paraty vira Patrimônio Histórico Cultural do Estado






Através de uma lei sancionada recentemente pelo Governador Sergio Cabral, a cachaça produzida em Paraty é reconhecida e divulgada mundialmente. O que antes era bebida popular e de baixo custo, hoje é uma especiaria vendida em requintados centros gastronômicos para um público seleto e apreciador de sabores regionais.
A cidade de Paraty possui 7 alambiques com características de fabricação artesanal, sendo a maior produtora do Estado do RJ. Agora, com a nova chancela de qualidade, os produtores locais esperam expandir a exportação para outros estados e até outros países, além do abastecimento local.
Especialistas afirmam que os alambiques de Paraty desenvolveram uma técnica de preparo exclusivo que deixa a bebida destilada mais saborosa que em outras regiões brasileiras. O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) criou ainda o Selo de Indicação Geográfica, que certifica que a bebida é realmente produzida em Paraty, reconhecendo sua fabricação de excelência.
Os produtores locais comemoram. Esse é o momento da cachaça! E por falar em comemoração, acontece entre os dias 17 e 19 de agosto o FESTIVAL DA CACHAÇA, CULTURA E SABORES DE PARATY 2012, com muita música, gente bonita e é claro, muita cachaça.
Fica a dica!

Solidariedade em Barra Mansa

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barra Mansa promove no dia 03/08 o evento BUTEKO SOLIDÁRIO cujo objetivo é arrecadar fundos para o Asilo da Mendicidade. Há vários anos o CDL dedica parte de seus recursos para ações sociais em Barra Mansa. O tema desse ano é pioneiro e os jovens do local apostam no sucesso absoluto. Na sede da CDL será montado um grande bar com comidas de boteco, bebidas, música ao vivo e mesas de sinuca. O ingresso custa R$ 50,00 e dá direito a uma camisa-convite e consumo liberado durante toda a festa. A expectativa dos organizadores é mobilizar a população para a prática da solidariedade e envolver os lojistas locais para que ajudem a manter instituições carentes de Barra Mansa. Sucesso!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Noite de Blues e Jazz em Penedo

Os amantes do Blues e do Jazz não podem perder o dueto de Victor Biglione e Mari Biolchini no VII Penedo Winter Jazz, nesta 6a.feira - 02/agosto. O show é uma homenagem à diva do blues mundial, Janis Joplin. Uma viagem simples à Penedo já é um excelente programa para o fim de semana. Come-se e bebe-se muito bem. O requinte do inverno está presente em cada pousada com suas lareiras, decoração sofisticada e gastronomia de primeira. Com a companhia de duas feras do Jazz, a visita é simplesmente imperdível.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Macaé se prepara para receber o primeiro VLT do Estado do RJ

Está prevista para o final do mês de julho, a inauguração da primeira fase do Projeto VLT (veículo leve sobre trilhos) na cidade de Macaé. O novo meio de transporte é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo descongestionar o trânsito e reduzir o tempo de locomoção entre os bairros. O projeto completo prevê a circulação do VLT em toda a cidade, através de 10 estações estrategicamente localizadas. Porém, inicialmente, apenas cinco serão inauguradas. A expectativa é grande.

Excelente pedida para o fim de semana

Termina neste fim de semana (29/07) a décima edição do Festival do Vale do Café. O evento tradicional na região reúne artesanato, música e gastronomia de qualidade. Os encontros acontecem nos históricos casarões e fazendas de café da região do Vale do Paraíba, atraindo turistas de todos os cantos. Uma ótima oportunidade para conhecer os prazeres do interior fluminense, com um bom agasalho e um bom vinho tinto!