terça-feira, 7 de agosto de 2012
O ônus do Crescimento
Muito se fala sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento de algumas cidades do interior. Uma visão simplista associa “crescimento” ao fato de acabar com a pobreza, gerar empregos e distribuir renda. Certamente esses fatores tem grande importância, mas existe outro aspecto que deve ser considerado. Cidades bucólicas com hábitos de vida simples e tradições centenárias estão perdendo toda a sua história e literalmente “expulsando” os moradores locais por conta do crescimento.
Da noite para o dia uma cidade inteira é convidada a sair de suas casas, recebem treinamento numa nova profissão, são escalados para trabalhar numa fábrica de 07 às 16h e passam a conviver com barulho, tráfego, poluição, densidade demográfica e todo o ônus de uma cidade grande.
Os governantes informam: “Agora sim chegou a sua vez. Trouxemos desenvolvimento, empresas, novos empregos etc”. E você, morador do interior que adorava aquela vida pacata e sem stress, se pergunta: Era isso que eu queria?
Essa tem sido a realidade dos países em desenvolvimento. Crescimento, crescimento, crescimento. Governantes, empresários, capitalistas comemoram. De fato, é um ótimo momento para fazer negócios e prosperar. Mas a qualidade de vida não está no jogo.
Eu acho que o crescimento é muito positivo. Muitos acham, mas há de ser respeitada a liberdade de escolha. Isso não tem acontecido em locais como Ilha da Madeira (Itaguaí) e São João da Barra onde se vivia quase que exclusivamente da pesca e comércio local. Agora, ganharam de presente um dos maiores portos da América Latina, triplicando a sua população, atraindo grandes empresas e alterando toda a rotina do lugar.
Seja bem-vindo ao desenvolvimento! Ou você entra no jogo ou vá embora!
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário